Resposta a Ray Dalio: Banir o Bitcoin é um „jogo de chicotear o dinheiro“.

Resposta a Ray Dalio: Banir o Bitcoin é um „jogo de chantagem“ 101
Fonte: Adobe/Kevin McGovern
Após uma declaração de Ray Dalio, investidor bilionário americano, fundador da grande empresa de investimento global Bridgewater Associates, que os governos proibiriam o bitcoin (BTC) caso este se tornasse muito grande, surgiram múltiplas respostas do Cryptoverse sobre o porquê de isto ser impossível, ou no mínimo, altamente improvável.

Se o bitcoin se tornar „material, os governos não o permitirão, quero dizer, eles o proibirão“, disse Dalio em uma entrevista de 7 de novembro com o Yahoo Finance. „Eles usarão todos os dentes que tiverem para impor isso“. Os governos proibiriam as pessoas de fazer transações em bitcoin, colocando as pessoas em uma posição em que tal transação poderia ser um crime, argumentou o investidor.

Enquanto isso, de acordo com Parker Lewis, Chefe de Desenvolvimento de Negócios da Unchained Capital, „o bitcoin não pode ser banido“ – seria „um recado idiota“ que estabeleceria um jogo global, „sem esperança de loucura“. Ele afirmou que é irracional acreditar que todas as pessoas no mundo que adotaram o bitcoin para a liberdade financeira e soberania simplesmente aceitariam a „infração final“ das liberdades mais básicas que ele foi projetado para proporcionar e preservar.

Além disso, „pondo de lado as questões constitucionais, seria tecnicamente inviável impor uma proibição do bitcoin de qualquer forma significativa“. Lewis argumentou que,

„A idéia de que de alguma forma o Bitcoin Circuit pode ser banido pelos governos é a fase final do luto, bem antes da aceitação. A conseqüência da afirmação é uma admissão de que o bitcoin „funciona“. Na verdade, ela postula que o bitcoin funciona tão bem que ameaçará os monopólios do governo em exercício sobre o dinheiro, caso em que os governos o regularão para eliminar a ameaça“.

Resposta a Ray Dalio: Banir o Bitcoin é um „Jogo de Bate-um-Mole“ 102

Fonte: Parker Lewis, Unchained Capital
Após a entrevista, inúmeros outros contra-argumentos vieram do Cryptoverse, afirmando que a idéia por trás da declaração de Dalio é superestimada, irracional, até mesmo impossível, e que proibi-la poderia realmente levar à sua adoção acelerada.
Um desses comentários é Moon Capital, descobrindo que a ameaça de governos proibindo a BTC „é ALTAMENTE superestimada“ e „NÃO é possível ou mesmo razoável“, acrescentando que os governos não tiveram sucesso em proibir até mesmo aquelas coisas que existem fisicamente.

Por seus comentários, uma pessoa que apresenta tal argumento já admitiu que a BTC é o bem monetário mais valioso do mundo, e entende que a BTC se tornará valiosa a tal ponto que os governos a acharão ameaçadora. Além disso, como Dalio mencionou os EUA proibindo a propriedade privada de ouro nos anos 30, Moon Capital argumentou que é porque o dólar americano era resgatável por uma quantia fixa de ouro e „eles precisavam quebrar o pino para expandir o crédito (para estimular)“, enquanto hoje não está atrelado ao ouro, certamente não ao BTC, então „eles podem estimular tanto quanto quiserem“.

O investidor generalista popular Lyn Alden, que também é consultor da Swan Bitcoin, uma aplicação de investimento do BTC, parece concordar, dizendo que era difícil impor a proibição do ouro em primeiro lugar, e embora „os governos possam proibir as trocas e tornar ilegal possuir [o BTC], o que expulsaria o dinheiro institucional e colocaria o bitcoin no mercado negro“ – o problema é que os grandes investidores e empresas já o possuem. Estes incluem Paul Tudor Jones, MicroStrategy e Square, assim como a ex-congressista americana agora eleita para o Senado, Cynthia Lummis. Outros, como Fidelity e PayPal, agora também estão fortemente envolvidos. E à medida que sua capitalização e a exposição das instituições a ela cresce, a BTC só se tornará mais difícil de ser banida, disse Alden.

„O Bitcoin já era um ativo incomum que cresceu de baixo para cima, através da adoção no varejo“. Uma vez que a classe política doadora também a possui, o que eles fazem cada vez mais, o jogo acabou basicamente para bani-la“. Tentar proibi-lo seria um ataque aos balanços das corporações, fundos, bancos e investidores que o possuem, e não seria popular entre os milhões de eleitores que o possuem“, argumentou ela.

Entretanto, Alden acrescentou que a hostilidade regulatória ainda é um risco a ser observado enquanto a capitalização de mercado estiver abaixo de 1tn. Hoje, ela está acima de 290 bilhões de dólares. Este risco pode ser gerenciado com um tamanho de posição apropriado para „sua situação financeira e objetivos únicos“, disse ela.
Enquanto isso, Lewis também afirmou que „quando os EUA tornaram ilegal a propriedade privada do ouro em 1933, o ouro não perdeu seu valor ou desapareceu como meio monetário“, mas „aumentou de valor em relação ao dólar, e apenas trinta anos depois, a proibição foi levantada“.

Na época dos pixels (11:47 UTC), o BTC negociava a USD 15.800, caindo de USD 16.125, chegando hoje, pela primeira vez desde janeiro de 2018. O preço ainda está 1% acima em um dia e 7,5% em uma semana. Aumentou em 37% em um mês e 79% em um ano.